sábado, 24 de outubro de 2009

Desrespeito ao/do povo brasileiro

Educação vem de berço. Na criação desde pequeno a família nos ensina a ser educados. No desenvolvimento do intelecto em plena juventude, nos é mostrando culturas e valores da nossa família. É de grande importância ser criado e educado na juventude pois o ser humano jovem não tem sua personalidade formada ainda, fazendo com que haja uma flexibilidade bem maior para que ele absorva os valores e culturas que lhe são apresentadas.

Nos é ensinado que respeitar o próximo não é somente bonito ou educado, mas também uma obrigação! Quando vamos visitar nossos avós, nós falamos "Bença vó! Bença vô!" como forma de respeito aos mais velhos. Isto é cultura, são valores que são passados entre as gerações familiares. Aprendemos também que quando vamos entrar na casa de alguém, devemos pedir autorização, cuja termo usado é "licença, posso entrar?". Novamente vamos entrar na cultura absorvida entre as gerações. Mas na casa desse alguém, obviamente devemos seguir as regras que existem lá, como horários, locais da casa a frequentar, se pode abrir a geladeira ou não, se podemos visitar o jardim, se podemos brincar com o cachorro, enfim, a família que vive na casa cria suas próprias regras e sempre esperam que as pessoas as respeitem, afinal a casa é deles.

Quando visitamos um país, estamos entrando na casa de outras famílias, onde culturas e valores podem ou não ser completamente diferentes do que acostumamos. Porém, como principal fundamento do sucesso nesta visita é o respeito às regras para que sejamos bem recebidos e que nos deixe sempre uma porta aberta para futuras visitas.

A partir do momento em que respeitamos as regras (leis) dos outros países, esperamos que nos sejam respeitadas também em nossa casa. Então vamos considerar que o Brasil é nossa casa, nossa terra, e se alguém nos desrespeita dentro da nossa casa, obviamente não vamos gostar, e providências serão tomadas.

Recentemente, li uma notícia onde um estrangeiro visitou o Brasil e acabou morando aqui mesmo. Acredito que ele foi bem recebido, bem tratado e respeitado porque ele respeitou as regras da casa. Mas esta relaçao mútua não durou por muito tempo. Um dia ele se embriagou, foi dirigir seu esportivo buggy, subiu na calçada e atropelou 5 pessoas. Destas, duas são crianças e uma delas, que é a mãe destas crianças, chegou ao óbito. Pegaram-o em flagrante, viram que ele estava alcoolizado, não tinha autorização para conduzir veículos no Brasil e havia uma quantidade razoável de maconha em seu bolso. Passou uma noite na cadeia, pagou uma fiança de R$ 1.000,00 e hoje está livre de qualquer punição futura que venha a ser causada por conta deste fato. ou seja, hoje ele está livre e dentro de nossa casa.

Levando em consideração todo a recepção que ele teve em nossa casa, pensaíramos que ele não foi digno de seus atos. Afinal, ele cometeu três infrações gravíssimas, três desrespeitos contra o povo brasileiro, destruindo uma família da nossa terra e deixando duas crianças na saudade e na necessidade.

Gostaria de pensar que ele fez errado, mas na verdade, a atitude dele é mais uma entre nos habitantes deste país, ou seja, os donos da casa. Quantos brasileiros dentro do Brasil são pegos dirigindo alcoolizados? Quantos são pegos sem carteira de motorista? Quantos fumam maconha ou usam drogas em geral? Condenar este estrangeiro por conta de suas atitudes é o correto, mas não é justo! Deixo claro que não defendo a atitude dele, muito menos o defendo. Afinal ele cometeu um homicídio e deve ser punido pelos seus atos. Mas sua atitude não foi diferente dos brasileiros! Ele, afinal, estava apenas seguindo as "regras informais", ou seja, o que o povo brasileiro faz, ele estava fazendo junto, independente se é legal ou não!

Vamos citar alguns exemplos: Em um de meus post neste blog, mostrei alunos menores de idade consumindo alcool dentro de escolas públicas. É só sair a noite que vemos postos de combustíveis servindo de point para a galera e todos se embriagando e saindo dirigindo! Quantos bares vemos gente indo pra casa embriagados como se fosse uma coisa normal, como se não existisse lei seca!

Devemos dar o exemplo para que as pessoas respeitem nossa casa, e infelizmente o brasileiro não respeita nem a si mesmo.

Mas o pior de tudo é que mais uma vez ficou provado que a justiça não funciona! Como a justiça aceita uma pessoa pagar uma fiança de R$ 1.000,00 e ficar livre nas ruas? Se for assim, porque a Suzane Richthofen não fez empréstimo no banco e pagou sua fiança também? Porque Beira-Mar ainda continua preso? Abadia? Isto não é apenas uma piada nacional, mas uma vergonha mundial!

Já banalizam a mulher brasileira rotulando-as como máquinas do sexo, temos políticos que "abaixa as calças" para outros países, deixando-os fazerem o que quiser. Agora só falta ter bandidos procurados intenacionalmente morando aqui no Brasil, pegando nossas mulheres, usando nosso dinheiro que os políticos dão a eles e usufruindo da liberdade que a justiça dá!

Basta! Vamos nos respeitar primeiro para que os outros nos respeitem!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Famosos "recadinhos" restritos

Em minha época de colegial (primeiro grau), quando uma pessoa estava apaixonada por outra, era comum enviar recadinhos para demonstrar seus sentimentos à outra pessoa. Muita das vezes era colocado dentro do caderno da "vítima" em horário do recreio, intervalo de aulas ou até mesmo os amigos(as) faziam este pequeno favorzinho quebrando este galho em nosso lugar. Mas como principal característica dos "menores de 15 anos", que é a timidez em expressar seus sentimentos, estes recados eram encaminhados em sigilo absoluto, até que a "vítima" se manifestasse no que diz a respeito das possíveis pessoas que enviou o tal recadinho.

Na verdade, esta era uma das melhores façanhas para não passar vergonha caso recebesse um NÃO, pois se a manifestação da "vítima" fosse favorável à você, obviamente a coragem em dar "o chega" seria melhor viabilizado. Caso a manifestação seja contraditória ao desejado, o silêncio iria prevalecer no meio de todos e ninguém comentava mais sobre o tal recadinho.

Época boa esta em que nos era permitida manter no anonimato. Tenho certeza de que para muitos, o silêncio era um verdadeiro refúgio da vergonha e preconceito.

Com o passar do tempo, foi chegando a globalização, a tecnologia, computadores, internet, celular, blog's, fotolog's, redes sociais, inúmeras ferramentas que viabilizou e modernizou o envio do tal "recadinho" da pessoa apaixonada para a "vítima". Em alguma das vezes era possível manter o anonimato, mas a juventude mudou. Hoje nem sempre é mais necessário isto.

Infelizmente, alguns espertinhos passaram a utilizar o anonimato para a prática contraditória do que era uma coisa legal. Ou seja, o que era refúgio para fugir da vergonha e do preconceito, agora virou refúgio de pessoas de má fé e até mesmo criminosos.

Hoje, de forma exponencial cresce a quantidade deste tipo de gente, e consequentemente, a bandidagem tecnológica é assustadora. Mas como sempre alguém é prejudicado nesta história, e para evitar isto, sempre a opinião pública é envolvida na “boca do povo” e Segurança Pública entra em ação por obrigação em manter a ordem e o progresso da sociedade. Agora não há muito que reclamar, pois está aí a solução proposta para resolver este problema. "VAMOS ACABAR COM O ANONIMATO!!!"

Aqueles que tinham sempre a intenção de utilizar do anonimato para enviar o tal "recadinho", hoje são obrigados a virar homem na "paulada" e demonstrar agressivamente seus gostos, desejos, vontades, pensamentos. Por outro lado, são obrigados a se calar, a engolir seu próprio “choro”, seu próprio desapontamento e se submeter a diversas formas de monitoração de tudo que você faz! Isto mesmo, de tudo que você faz!

Minha indignação começou quando li recentemente uma reportagem falando sobre a obrigatoriedade de se cadastrar para poder navegar à internet, utilizando internet's públicas (lan house, cyber café)! Para quem vive à moda antiga dos “recadinhos” anônimos, isto é um trauma que causa ânsia de vômito.

Imagine que ao se conectar à internet você deverá inserir seu CPF, RG e impressão digital? Isto tudo para que? Simplesmente para monitorar o que você faz! Este é o pior que ainda está por vir!!! Afinal, obrigar o cadastramento das pessoas para utilizar internet pública em lan house e cyber cafés é apenas uma das formas de monitoramento.

Há uma lei em andamento onde obriga o cadastramento de todos os internautas do brasil!! O objetivo é penalizar aqueles que fazem o download de arquivos com direitos autorais, que é o caso de músicas e softwares. Agora eu pergunto: Quanto está ganhando das produtoras estes políticos idealizadores desta lei ridícula, onde criam formas de monitorar o que o cidadão está fazendo de errado apenas para poder puní-lo??? Porque não criam soluções para o que é de necessidade da população como educação e saúde?

Eu sei porque isto! É muito dinheiro envolvido e quem sofre tudo isso é apenas aqueles que queriam apenas enviar os benditos "recadinhos"!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Até onde chegamos?

Li hoje uma notícia interessante. "PMs são indiciados por deixar alunos nus durante revista em escola pública". Há o que se pensar com relação a este acontecimento. Será que a polícia está errada em querer "abusar" de adolescentes pobres e inocentes? Porque estes policiais foram tão covardes com eles, afinal, são meros alunos de uma classe pouco favorecida no Brasil e que estavam apenas ESTUDANDO! (rsrs)

Quantas vezes assistinos, nesta mesma televisão, notícias em que alunos de rede pública vão para o colégio apenas para estudar, respeitando o próximo e fazendo o possível para preservar a escola e os livros, pois outros alunos irão usar também?

Ao contrário do que imaginamos neste maravilhoso universo estudantil, vemos videos mostrando alunos menores de idade se embriagando nos corredores da escola, alunos destruindo escolas, arrancando portas de banheiros, pixando muros, até levando armas e drogas para dentro das salas de aulas!

Quantos professores da rede pública estão satisfeitos com seus trabalhos? Quantos professores acordam felizes para fazer o que são pagos (e muito mal pagos) para fazer? Esta mesma mídia mostrou recentemente uma matéria (reportagem) feita com uma professora que foi agredida por um aluno, deixando hematomas no rosto, mas a pior ferida deixada na professora foi o medo irrecuperável da sala de aulal, uma cicatriz que demorará décadas para sumir.

Depois colocam uma notícia "horrorizantes" destas na mídia nacional e toda a população fica chocada com isto dizendo que são meros alunos e que estão lá para estudar! Me poupe desta preocupação!

O que está faltando na verdade é os pais destes alunos criarem vergonha na cara e assumir seus papéis de pais, de verdadeiros educadores, mostrando o que é valor, respeito, moral! Mas concerteza um pai de aluno que se sentir ofendido com este texto, vai se perguntar "poxa, mas o Thiago quer ensinar a educar meu filho". Na verdade eu não quero educar ninguém, muito menos pretendo isto. Mas para você entender o que eu quiz dizer, faça uma pergunta para você mesmo neste exato momento em que está lendo este texto: "Onde está meu filho e o que ele está fazendo? Quem são seus amigos? Com quem ele anda?".

Se você responder a estas perguntas, você está cumprindo com seu papel de pai, de educador, de amigo do seu próprio filho!

"Diga-me com quem tu andas que direi quem tu és". Esta é uma frase que se encaixa perfeitamente nesta lamentável situação!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Quanto custa o conhecimento?

Conhecimento é o ato de adquirir informações e saber trabalhá-las, tanto para benefício próprio quanto para a sociedade. Uma informação sozinha não é conhecimento, é apenas um dado sem razão ou sem fundamento e sem nenhum objetivo.

Com o passar do tempo, o conhecimento se tornou uma ferramenta de grande diferencial, pois quem a obtém, só passa para outro através de uma negociação. Há quem confirme sua importância, são aqueles que lutam por um pequeno espaço no enorme e massacrante mercado de trabalho, desembolsando rios de dinheiro para obter um mínimo possível para se adentrar neste universo animal.

Mas, será que ao analisar o custo/benefício, vale a pena investir num conhecimento sólido, objetivando o irrestrito? Porque não aderir ao ensino público, já que é de graça? Será que o rótulo "o que é público não tem qualidade" é algo suficientemente forte para inibir as pessoas de poder adquirir um mínimo de conhecimento, deixando as classes menos favorecidas submetidas a mercê dos grandes "pilangras governamentais"? Como sempre, no Brasil, se quiser algo bem feito e de qualidade, deve-se por obrigação pagar por isto!

Mas este pagamento nunca é suficiente para conseguir atingir nossos objetivos. Neste mercado extremamente capitalista e político-selvagem, somos obrigados a pagar, pagar, pagar para aqueles que vêem o dinheiro como um vampiro vê sangue! É notável, por exemplo, a fortuna feita mês a mês por grandes instituições financeiras. A pouco tempo atrás um Banco anunciou recorde de faturamento. Muito bom para o Brasil. Mas será que é bom também para o brasileiro?

Parece que estamos fazendo retrospectiva das políticas, onde os banqueiros e grandes "latifundiários" são amigos íntimos dos "governantes de fachada", e eles, através de seu poder financeiro, ditam as regras na sociedade. Até quando vamos viver com isto e partir para a prática da constituição brasileira, onde diz que vivemos num país democrático?