sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Até onde chegamos?

Li hoje uma notícia interessante. "PMs são indiciados por deixar alunos nus durante revista em escola pública". Há o que se pensar com relação a este acontecimento. Será que a polícia está errada em querer "abusar" de adolescentes pobres e inocentes? Porque estes policiais foram tão covardes com eles, afinal, são meros alunos de uma classe pouco favorecida no Brasil e que estavam apenas ESTUDANDO! (rsrs)

Quantas vezes assistinos, nesta mesma televisão, notícias em que alunos de rede pública vão para o colégio apenas para estudar, respeitando o próximo e fazendo o possível para preservar a escola e os livros, pois outros alunos irão usar também?

Ao contrário do que imaginamos neste maravilhoso universo estudantil, vemos videos mostrando alunos menores de idade se embriagando nos corredores da escola, alunos destruindo escolas, arrancando portas de banheiros, pixando muros, até levando armas e drogas para dentro das salas de aulas!

Quantos professores da rede pública estão satisfeitos com seus trabalhos? Quantos professores acordam felizes para fazer o que são pagos (e muito mal pagos) para fazer? Esta mesma mídia mostrou recentemente uma matéria (reportagem) feita com uma professora que foi agredida por um aluno, deixando hematomas no rosto, mas a pior ferida deixada na professora foi o medo irrecuperável da sala de aulal, uma cicatriz que demorará décadas para sumir.

Depois colocam uma notícia "horrorizantes" destas na mídia nacional e toda a população fica chocada com isto dizendo que são meros alunos e que estão lá para estudar! Me poupe desta preocupação!

O que está faltando na verdade é os pais destes alunos criarem vergonha na cara e assumir seus papéis de pais, de verdadeiros educadores, mostrando o que é valor, respeito, moral! Mas concerteza um pai de aluno que se sentir ofendido com este texto, vai se perguntar "poxa, mas o Thiago quer ensinar a educar meu filho". Na verdade eu não quero educar ninguém, muito menos pretendo isto. Mas para você entender o que eu quiz dizer, faça uma pergunta para você mesmo neste exato momento em que está lendo este texto: "Onde está meu filho e o que ele está fazendo? Quem são seus amigos? Com quem ele anda?".

Se você responder a estas perguntas, você está cumprindo com seu papel de pai, de educador, de amigo do seu próprio filho!

"Diga-me com quem tu andas que direi quem tu és". Esta é uma frase que se encaixa perfeitamente nesta lamentável situação!

Um comentário:

  1. interessante isso... e só pra completar, não só nas escolas públicas mas particulares tbm... aliás, os "filhinhos de papai" ultimamente estão batendo records de violência no país.

    ResponderExcluir