Em minha época de colegial (primeiro grau), quando uma pessoa estava apaixonada por outra, era comum enviar recadinhos para demonstrar seus sentimentos à outra pessoa. Muita das vezes era colocado dentro do caderno da "vítima" em horário do recreio, intervalo de aulas ou até mesmo os amigos(as) faziam este pequeno favorzinho quebrando este galho em nosso lugar. Mas como principal característica dos "menores de 15 anos", que é a timidez em expressar seus sentimentos, estes recados eram encaminhados em sigilo absoluto, até que a "vítima" se manifestasse no que diz a respeito das possíveis pessoas que enviou o tal recadinho.
Na verdade, esta era uma das melhores façanhas para não passar vergonha caso recebesse um NÃO, pois se a manifestação da "vítima" fosse favorável à você, obviamente a coragem em dar "o chega" seria melhor viabilizado. Caso a manifestação seja contraditória ao desejado, o silêncio iria prevalecer no meio de todos e ninguém comentava mais sobre o tal recadinho.
Época boa esta em que nos era permitida manter no anonimato. Tenho certeza de que para muitos, o silêncio era um verdadeiro refúgio da vergonha e preconceito.
Com o passar do tempo, foi chegando a globalização, a tecnologia, computadores, internet, celular, blog's, fotolog's, redes sociais, inúmeras ferramentas que viabilizou e modernizou o envio do tal "recadinho" da pessoa apaixonada para a "vítima". Em alguma das vezes era possível manter o anonimato, mas a juventude mudou. Hoje nem sempre é mais necessário isto.
Infelizmente, alguns espertinhos passaram a utilizar o anonimato para a prática contraditória do que era uma coisa legal. Ou seja, o que era refúgio para fugir da vergonha e do preconceito, agora virou refúgio de pessoas de má fé e até mesmo criminosos.
Hoje, de forma exponencial cresce a quantidade deste tipo de gente, e consequentemente, a bandidagem tecnológica é assustadora. Mas como sempre alguém é prejudicado nesta história, e para evitar isto, sempre a opinião pública é envolvida na “boca do povo” e Segurança Pública entra em ação por obrigação em manter a ordem e o progresso da sociedade. Agora não há muito que reclamar, pois está aí a solução proposta para resolver este problema. "VAMOS ACABAR COM O ANONIMATO!!!"
Aqueles que tinham sempre a intenção de utilizar do anonimato para enviar o tal "recadinho", hoje são obrigados a virar homem na "paulada" e demonstrar agressivamente seus gostos, desejos, vontades, pensamentos. Por outro lado, são obrigados a se calar, a engolir seu próprio “choro”, seu próprio desapontamento e se submeter a diversas formas de monitoração de tudo que você faz! Isto mesmo, de tudo que você faz!
Minha indignação começou quando li recentemente uma reportagem falando sobre a obrigatoriedade de se cadastrar para poder navegar à internet, utilizando internet's públicas (lan house, cyber café)! Para quem vive à moda antiga dos “recadinhos” anônimos, isto é um trauma que causa ânsia de vômito.
apesar de ter opinião diferente.. achei interessante vc ter essa visão sobre essa nova "regra legislativa" imposta sobre nós!!! Infelizmente vivemos num mundo em que as vítimas são aprisionadas ao invés dos grandes réus... e temos que conviver com essa realidade!!! Adeus anonimato!!!
ResponderExcluirO anonimato é um direito de todos no território da internet. Mas o problema é justamente as pessoas que abusam disso para fins ilícitos(não me refiro a dowload de músicas), o que gera toda essa negatividade e pontos de vista dizendo que todos são "bandidos".
ResponderExcluirAh, curti teu estilo de texto, é meio parecido com o meu hehe