terça-feira, 6 de outubro de 2009

Quanto custa o conhecimento?

Conhecimento é o ato de adquirir informações e saber trabalhá-las, tanto para benefício próprio quanto para a sociedade. Uma informação sozinha não é conhecimento, é apenas um dado sem razão ou sem fundamento e sem nenhum objetivo.

Com o passar do tempo, o conhecimento se tornou uma ferramenta de grande diferencial, pois quem a obtém, só passa para outro através de uma negociação. Há quem confirme sua importância, são aqueles que lutam por um pequeno espaço no enorme e massacrante mercado de trabalho, desembolsando rios de dinheiro para obter um mínimo possível para se adentrar neste universo animal.

Mas, será que ao analisar o custo/benefício, vale a pena investir num conhecimento sólido, objetivando o irrestrito? Porque não aderir ao ensino público, já que é de graça? Será que o rótulo "o que é público não tem qualidade" é algo suficientemente forte para inibir as pessoas de poder adquirir um mínimo de conhecimento, deixando as classes menos favorecidas submetidas a mercê dos grandes "pilangras governamentais"? Como sempre, no Brasil, se quiser algo bem feito e de qualidade, deve-se por obrigação pagar por isto!

Mas este pagamento nunca é suficiente para conseguir atingir nossos objetivos. Neste mercado extremamente capitalista e político-selvagem, somos obrigados a pagar, pagar, pagar para aqueles que vêem o dinheiro como um vampiro vê sangue! É notável, por exemplo, a fortuna feita mês a mês por grandes instituições financeiras. A pouco tempo atrás um Banco anunciou recorde de faturamento. Muito bom para o Brasil. Mas será que é bom também para o brasileiro?

Parece que estamos fazendo retrospectiva das políticas, onde os banqueiros e grandes "latifundiários" são amigos íntimos dos "governantes de fachada", e eles, através de seu poder financeiro, ditam as regras na sociedade. Até quando vamos viver com isto e partir para a prática da constituição brasileira, onde diz que vivemos num país democrático?

4 comentários:

  1. proletários do mundo uní-vos

    ResponderExcluir
  2. Sorry about that...

    Não seria "governantes de fachada" ???

    ResponderExcluir
  3. www.venusbr.com

    ResponderExcluir
  4. o povo aqui num sabe elogiar so criticar, cara parabens pelo seu blog e seus textos muito bons continue assim e melhorando sempre vá em frente

    ResponderExcluir